Mais uma suposta consequência do Aquecimento Global.
Um bloco de gelo, de aproximadamente 400 km2, o equivalente em tamanho, a quase um quarto da cidade de São Paulo, começou a se desprender da plataforma de Wilkins, na Península Antártida.
Plataformas são extensões flutuantes do lençol de gelo (com até 4 km de espessura) que cobre a base rochosa da Antártida, segundo o site da British Antarctic Survey (BAS), que monitora a região.
Segundo cientistas essa é mais uma evidência do Aquecimento Global. Eles ainda afirmam que Wilkins, cobria inicialmente uma área de 16 mil km2 (segundo o site da BAS), permaneceu estável pela maior parte do século 20, mas começou a se retrair na década de 90. Houve um desprendimento de blocos de um total de 1.000 km2 em 1998, ao longo de alguns meses.
Ao observarem fotos de satélite, sobre a plataforma que estava se desprendendo, pesquisadores da BAS, resolveram enviar um avião para analisar e registrar imagens mais próximas do que estava acontecendo.
Assim comprovaram que houve uma desintegração, ou a separação de parte do bloco de gelo, no dia 28 de fevereiro. Com isso formou-se um iceberg de 41 km por 2,5 km. Os pesquisadores têm receio de que a ausência da plataforma possa expor geleiras no interior do continente e que são formadas por água fresca. Já que a consequência de derretimentos iriam afetar o nível do mar.
Iceberg é um bloco de gelo gigante que pode medir quilômetros. O que a gente vê na superfície não é tudo, a maior parte do iceberg se concentra dentro da água. Contudo a maior curiosidade sobre eles é que eles não são salgados, eles são formados por água doce.
David Vaughan, da BAS, fez uma previsão, em 1993, de que a parte norte de Wilkins iria desaparecer em 30 anos. Contudo para o Aquecimento Global está afetando o mundo mais rápido do que ele esperava.
Outros pesquisadores, no entanto, discordam. Ted Scambos, do Centro Nacional de Informações sobre Neve e Gelo da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, disse: "Este espetáculo incomum acabou por esta estação. Mas em janeiro próximo nós vamos ver se a Wilkins continuará a se desfazer."
quarta-feira, 26 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Daniel,
Excelente o texto. Muito bom mesmo.
Castilho
Postar um comentário